terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ADIAMENTO DAS ENTREGAS DO CONCURSO

O Comitê Organizador do 2º Seminário Internacional REPRESENTAR BRASIL 2013 vem informar à toda a comunidade acadêmica das áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design que a data final de entrega das propostas para o Concurso de Suportes de Pôsteres deste Seminário foi adiada para o dia 28 de fevereiro de 2013, a fim de proporcionar um prazo maior para elaboração. As inscrições também podem ser feitas até esta data. O horário limite no dia 28 de fevereiro será às 23h59. Lembramos que para a inscrição é necessário fornecer comprovante de matrícula para cada um dos participantes em documento oficial da instituição do (s) proponente (s). Além disso, tanto as entregas como as inscrições, bem como dúvidas, deverão ser encaminhadas somente pelo e-mail do concurso: concursobrasil2013@gmail.com

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Chamada de Trabalhos


O 2º Seminário Internacional Representar Brasil 2013: As representações na Arquitetura, Urbanismo e Design dá prosseguimento às reflexões promovidas no México, em 2010, com o 1º Seminário Internacional Representar 2010: Nuevos lenguajes e representaciones en las ciencias y artes para el diseño: 500 años de representaciones (Novas linguagens e representações nas ciências e artes para o design: 500 anos de representações).
Participam da organização do evento, nesta segunda edição, cinco instituições de ensino superior (quatro brasileiras: USP, USJT, UPM, SENAC; e uma da República Argentina: FADU-UNL), que somaram esforços para dar continuidade à proposta de criação e consolidação de um  campo internacional de estudos sobre um tema inerente e imprescindível à compreensão e à concepção da arquitetura, do urbanismo e do design: as representações.
O seminário promoverá atividades de comunicação, reflexão e debate sobre as representações e suas relações e contatos com os processos de projeto em arquitetura, urbanismo e design. Ao reunir diferentes pensadores, críticos, historiadores, teóricos e profissionais, com visões e posturas variadas e abrangentes sobre o tema, colocar-se-á em discussão a natureza das representações, seus papéis, potencialidades e interações no mundo contemporâneo. O intuito desta iniciativa é estimular perspectivas críticas e revisões teórico-conceituais que motivem a prática e que poderão vir a repercutir tanto na atuação profissional, quanto nas propostas pedagógicas, assim como no desenvolvimento de linhas de pesquisa atuais e futuras, vinculadas aos diferentes programas de pós-graduação em arquitetura, urbanismo e design.

O desenvolvimento dos trabalhos obedece à seguinte estrutura de eixos temáticos:

Eixo temático 01: reúne as experiências que elegem o plano como suporte, compreendendo assim qualquer tipo de material que possa ser traduzido como superfície bidimensional de apoio à imagem produzida; ou seja, toda diversidade de imagens que compartilhem a condição de estarem construídas em um plano. Assim, incluem-se neste eixo desenhos e expressões gráficas de toda natureza, fotografias, colagem e imagens em geral, impressões, texturas e relevos, e registros executados sobre papéis, lâminas, chapas, painéis, pisos e toda sorte de extensão material capaz de abrigar elementos particulares da representação visual plana.

Eixo temático 02: acolhe modelos e estruturas tridimensionais, que implicam volume e construção material no espaço, ana lógico ou digital, independentes de suas dimensões e proporções. Portanto, presume-se neste eixo a seleção de estudos, pesquisas e experimentações que optem pela execução de elementos aptos a promover experiências volumétricas, táteis, modelares, como: maquetes, modelos e protótipos, e mesmo intervenções de natureza tridimensional cujo caráter justifique a exploração de materiais e procedimentos ainda em fase experimental. Este eixo inclui tanto os objetos executados manualmente, quanto aqueles resultantes de uma prototipagem orquestrada pelo sistema eletrônico/digital.

Eixo temático 03: é híbrido e, portanto, absorve trabalhos e discussões gerados por investigações nas interseções entre imagens/objetos, plano/espaço, sobreposições das representações em 2D/3D, complementaridades bi/tridimensionais, mantendo ainda assim indistintas as "naturezas" de suas ações geradoras, sejam estas manuais, digitais ou ainda, combinadas e/ou superpostas.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos serão apresentados no evento em formato de pôster e serão publicados também como artigo completo nos Anais do Seminário. A avaliação dos trabalhos será feita a partir de um resumo.
Este resumo deve conter o Título do trabalho, o Nome do Autor, sua titulação acadêmica, seu vínculo institucional, e-mail para contato e a indicação do eixo temático a que se remete o trabalho. Texto em português ou espanhol, entrelinhas simples, alinhamento justificado, máximo de 500 palavras, fonte Arial 11. Palavras-chave: 03 (três).

Prazo para submissão dos resumos: 25/03/2013

E-mail para submissão dos resumos: trabalhosrepresentar2013@gmail.com

Data de divulgação da avaliação dos resumos: 06/05/2013

Os autores que tiverem seus trabalhos selecionados pelo Comitê Científico deverão encaminhar os arquivos do pôster (pdf até 5MB) e o artigo completo (doc) até o dia 01/07/2013
O template para o pôster estará disponível para download no blog do evento a partir do dia 25/03/2013. O pôster será impresso pelo Comitê Organizador, e um formato reduzido do pôster também será publicado nos Anais do Seminário junto com o artigo completo. O template para o artigo está disponível para download no blog do evento também a partir de 25/03/2013.  
Os pôsteres serão impressos em formato 90 x 120 cm, na vertical, e serão organizados e distribuídos para apresentação, no espaço do evento, considerando o perfil de seus autores (alunos de graduação, e/ou em Iniciação Científica, pós-graduandos, docentes e pesquisadores) e os eixos temáticos escolhidos;
Haverá premiação, na mesa de encerramento do evento, para os pôsteres destacados pelo Comitê Organizador e pelos convidados.

Critérios de seleção dos trabalhos pelo Comitê Científico:
1.     Relevância temática do trabalho e pertinência ao tema proposto pelo Seminário;
2.     Consistência teórica quanto às principais questões conceituais apresentadas e aos referenciais teóricos adotados;
3.     Coerência interna, entre práticas, questões e abordagens teórico-conceituais, revelando uma perspectiva metodológica e crítica sobre o próprio trabalho;
4.     Síntese e clareza, para comunicar, no espaço do painel, os principais aspectos do trabalho.

Para a seleção serão considerados todos os trabalhos que estejam adequados ao padrão formal proposto pelo Seminário, independentemente do nível de formação do proponente, em graduação ou pós-graduação.