Em outubro de 2006 o Prof.
Dr. Alejandro Ochoa Vega, na época, chefe do Departamento de Métodos y Sistemas, División de Ciencias y Artes para
el Diseño da Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco, na Cidade do
México, organizou um ciclo de oficinas e palestras sob a temática de “Las Formas del proyecto: de lo analógico a
lo digital em la prefiguración de la Arquitectura” (As formas do projeto:
do analógico ao digital na prefiguração arquitetônica). Para conduzir este
ciclo foram convidados Fernando G. Vázquez Ramos (professor visitante) que
assumiu as palestras sobre projeto analógico e digital, e Luís Antonio Jorge (professor
da FAUUSP), que montou uma oficina de prefiguração. A boa acolhida deste ciclo
levou em outubro de 2010 a que os professores da UAM, Manuel Lerin Gutiérrez e
Maria del Carmen Ramírez Hernández, decidissem dar continuidade ao esforço e organizassem
o I
Seminario Internacional “Representar” 2010, sob o tema “Nuevos lenguajes y representaciones en las
ciencias y artes para el diseño: 500 años de representaciones” (Novas
linguagens e representações nas ciências e artes para o design: 500 anos de
representações). Desta vez, Fernando G. Vázquez Ramos e Marta Bogéa, ambos
professores da USJT, foram convidados para coordenar o evento junto com os
professores da UAM-Xochimilco. Esse seminário foi desenvolvido em três âmbitos
paralelos, mas interconectados, um dedicado a um ciclo de palestras sobre a
temática das representações (história e significação, perspectivas e novas
modalidades, e relação com o projeto de arquitetura); outro, organizado em
forma de workshop (“taller”), que abordou
a elaboração de um projeto de espaço “representacional” no campus da universidade,
sob a ótica da conscientização operativa das representações; e finalmente, foi
apresentada uma exposição de trabalhos de pesquisa sobre representações em
arquitetura e design elaborados por algumas universidades mexicanas especialmente
convidadas.
O I Seminario Internacional “Representar”
2010 foi estruturado sobre quatro objetivos:
- conscientizar
e refletir sobre o valor cultural e conceitual das representações em
arquitetura;
- questionar
e discutir as ideias e pressupostos teóricos sobre os quais as
representações evoluíram nos últimos anos;
- pesquisar
novos caminhos de análise e de práticas de projeto que as novas
tecnologias da informação nos apresentam;
- iniciar
um trabalho de seminários internacionais sobre o tema, para serem
desenvolvidos posteriormente por outras instituições com certa
periodicidade.
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