Objetivos e justificativa



O II Seminário Internacional “Representar” 2013 aqui proposto cumpre viabilizar este último objetivo, expresso e aprovado em Xochimilco (Cidade do México) no ano de 2010. Assim, se pretende contribuir ao debate e aprofundamento das reflexões específicas sobre as representações e o ato de representar no campo da arquitetura, do urbanismo e do design nos contextos acadêmico e profissional tanto brasileiro como internacional. Nesse sentido contempla diferentes enfoques, distintos entendimentos e práticas que delineiam um panorama da amplitude contemporânea do tema no campo do projeto e nos campos reflexivo, analítico e crítico da produção em arquitetura, urbanismo e design. Se ora os meios virtuais predominam como solução representativa e expressiva única e bastante, verdadeiros ícones de inovação, ora as reações a este predomínio se apresentam como limites aos potenciais daqueles, o que justifica a continuidade do seminário “Representar”.
O II Seminário será um espaço apropriado para que se comece a superar uma lacuna histórica na lida e investigação das questões acerca do “representar” que vem se alastrando no âmbito do ensino, da pesquisa e das atividades profissionais no Brasil. Esta iniciativa amplia o espectro das possibilidades relacionadas à representação, aos processos cognitivos nela envolvidos, e a seus distintos procedimentos, suportes, artefatos e técnicas, num momento de significativas mudanças dos meios e dos sistemas de produção mecânico, eletrônico, digital e virtual. O seminário reconhece esforços anteriores relevantes, como os já citados da UAM-Xochimilco e da USJT, bem como ações significativas de inúmeros acadêmicos no Brasil e outros países, e se posiciona como repercussão dessas iniciativas, promovendo aproximações e intercâmbios de experiências e reflexões, procurando abrir espaços, estimulando futuras pesquisas e experimentações que, por sua vez, renovem o entendimento sobre o tema e tragam novas contribuições às práticas e teorias na área.
Dentre os objetivos deste II Seminário, portanto, também está contemplada a intenção de que os procedimentos metodológico, crítico e experimental sobre as representações tornem-se presentes e provocativos na formação de arquitetos, urbanistas e designers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário